31 julho 2007

Relato sobre a squat N4, okupada em 4 de novembro de 2006, Porto Alegre.



Vemos a squat, antes de tudo, como uma experiência e prática de anarkismo e, justamente por isso, queremos relatar aqui sobre as transformações, as idéias, os conflitos, as dúvidas.
Construímos, recentemente, um forno de barro e também uma composteira que vai transformar em adubo nosso lixo orgânico. Queremos ainda construir um banheiro seco, que não contamina e economiza litros e litros de água potável. Os banheiros da kasa foram depredados, não há saídas de esgoto que funcionem e água encanada, mas algo além disso nos motiva à construir um banheiro alternativo.


Devido a um incêndio que consumiu boa parte da infra-estrutura - principalmente a de madeira - temos apenas dois cômodos com telhado, onde dormimos atualmente. Queremos construir telhados e peças inteiras utilizando barro, bambu, garrafas, caixas de leite e outras formas alternativas que sejam mais ecológicas, inteligentes e econômicas. Essa carência nos fez começar do zero, porém, graças a isso, podemos questionar e escolher como e para que construir; podemos trocar conhecimentos práticos e desenvolver e incentivar essas alternativas. Pensamos em como seria recompensador ver os muitos barracos que nos cercam cobertos de barro, trabalhando como isolantes térmicos, ou até mesmo com banheiros secos deixando clara a independência de um sistema público de saneamento básico que tarda em chegar.

Xs amigxs mais pessimistas falam em algo em torno de vinte anos para deixar a kasa pronta, xs mais positivxs, dez. Porém, “pronto” quer dizer muitas coisas e, para nós, quase como uma metáfora para a vida, estar pronto é um estágio que nunca alcançamos, porque o real objetivo é estar em constante transformação, revolução. Entretanto, nos parece obvio que mais cômodos com telhado são necessários.

Outra coisa que viemos fazendo é o cadastro de nossos livros, zines e outras publicações para que possamos disponibilizar-los para leitura e, talvez, empréstimo. Além do conteúdo libertário, pensamos também em focar em livros didáticos. Ocasionalmente tem acontecido uma oficina de wen-do – defesa pessoal feminina(sta) – que queremos ampliar, e tornar semanal. Planejam-se para breve, oficinas de teatro de rua, de plantas medicinais, grupos de estudos...
Okupar e resistir têm sido para nós, viver em comunidade, em imersão em um micro-ambiente onde praticamos e desenvolvemos métodos para vivermos mais felizes e mais livres. Sem hierarquias inquestionáveis, sem autoridades inquestionáveis, sem regras impostas. Horizontal, cooperativa, autogestionada. Mas não é só isso: acreditamos que esses princípios deveriam ser universais e lutaremos por isso. Lutaremos para questionar e romper com o conjunto de valores éticos e morais, condutas e verdades, hábitos, costumes e tradições, a cultura: que teima em controlar nossas vidas e torná-la uma silhueta. Lutaremos para ser uma ameaça.
Retomar a medicina, a arquitetura, a alimentação, o ócio, a cultura, a sabedoria. A contracultura, a contramedicina, a contraarquitetura. Retomar e Redistribuir.

Texto por N4

www.squatn4.blogspot.com
squatn4@hotmail.com

Cx postal 8593
Ag. Tristeza
Cep: 91901-970
POA -RS

6 comentários:

Persona non grata disse...

esse blog ta demais!!

Anônimo disse...

Valeu K.R.A.P.!

o blog esta lindo!



igo.N4

Anônimo disse...

A tecnologia (e tudo o que vem com ela) está destruindo nosso mundo! mas... punx sempre teimosos conseguem achar um bom uso para ela. é ótimo para compas de longe ter assesso a informações do movimento em outros cantos do mundo. Avante Punx!

Anônimo disse...

o blog ta muito bom...te bastante informacao!!continuen con os trabalhos...a galera punx do peru tamben le este blog!!¨
..no hay luz sin dia ni libertad sin anarkia...
...vivir para luchar,luchar para vivir...
viva la revolucion!!

Anônimo disse...

iai legal a atitude de vocês, as vezes tenho vontade de abandonar tudo e entrar nessa luta de cabeça, gostaria de saber de vocês o que eu posso fazer para ajudar vocês na reconstrução da casa sou punk estou á 8 anos na caminhada e caso vocês utilizem desse recurso trabalho com o msn ai vai psicultura.punk@hotmail.com, aguardo resposta de vocês abraço e força ai..

DaviZito Thrashcore disse...

aew galera legal a ideia, continuem okupando..

o foda eh que a csa escolhida ta muito destruida.. talvez houvesse csas mais conservadas disponiveis neah ??

mas o que importa é okupar.reutilizar, reciclar, autogerir. mesmo que for preciso reconstrtuir tudo.

asfinal a ideia eh essa mesma. destruir o atual sistema e recomeçar tudo do zero !!

abraços e muita frça pra vcs !