15 outubro 2007

Últimas Notícias Sobre A Casa das Pombas, Brasília.




Doações para a Comissão Legal, enviar email para: casa_das_pombas @ riseup.net

Continua a criminalização dos movimentos envolvidos na construção do Centro Cultural Casa das Pombas, em Brasíla. Há dez ativistas presas/os nas penitenciárias no DF. O Centro Cultural, que funcionava como espaço comunitário de convivência entre indivíduos e grupos autônomos de Brasília, já durava mais de um mês. Porém, no início desse semana, ocorreram duas batidas policiais no local que deteram mais de 15 ativistas, havendo várias violações dos direitos de defesa das/os mesmas/s.

Na madrugada dessa quinta-feira, dia 11, os/as detidos/as na segunda batida, acusadas/os pelo crime de formação de quadrilha pelo delegado Damião Lemos, foram encaminhados/as para penitenciárias locais, aonde passaram a noite. É de conhecimento público que os grupos que por ali circulavam tinham como postura ideológica uma crítica na relação estabelecida pelo capitalismo entre propriedade privada, crescente especulação imobiliária, e o poder de mando das corporações. O prédio em que o Centro funcionava pertencia ao Banerj, que foi recentemente comprado pelo grupo Itaú, e que estava abandonado há mais de doze anos, com dívidas acumuladas de impostos não pagos.

O grupo de advogadas/os de defesa elaborou um pedido de habeas corpus, o qual foi negado pelo juíz responsável pelo caso, Jerry A. Teixeira. Ao meio dia de hoje (11) um pedido de liberdade provisória foi encaminhado ao Tribunal de Justiça (TJ) do DF. Os movimentos estão aguardando as decisões judiciárias que serão efetivadas, no mais tardar, pela noite. A situação das/os estrangeiras/os precisa ser legalizada e para isto duas das detidas deverão pagar a quantia de mil reais cada uma.

É importante a solidariedade, tendo em vista que se trata de prisões políticas que atacam diretamente a organização de diversos movimentos sociais no Brasil. O Centro de Mídia Independente manifesta sua revolta frente à perseguição sistemática aos movimentos sociais, principalmente os que colocam em xeque a especulação imobiliária.

2 comentários:

stikonealves disse...

queria saber mais sobre esse assunto cara ,onde é esse prédio ..deve ter sido braboa a coisa em rolou até pf
e eu fiquei de cara com o "formação de quadrilha"


foda

Anarcopunk. disse...

Po, Stikonealves, por enquanto e na pressa que estou agora, mano, posso lhe passar os seguintes links: www.midiaindependente.org , http://casadaspombas.noblogs.org/ ...
Abraço!