27 junho 2008

I Jornada Tribal de Arqueologia do Planalto e do Cerrado.




No próximo fim de semana, dos dias 27 a 29 de junho, ocorrerá na Reserva do Bananal a primeira Jornada Tribal de Arqueologia do Planalto e do Cerrado. O tema da jornada é "O Santuário Sagrado dos Pajés na rota ancestral indígena do Planalto e do Cerrado", e contará com a participação de pesquisadores/as e arqueólogos/as do Brasil e de outros países, além da participação de professores/as da Universidade de Brasília como o antropólogo José Jorge de Carvalho e o linguista Aryon Dall'Igna Rodrigues, um dos maiores pesquisadores de línguas indígenas do mundo.

A comunidade do Bananal convida todas as pessoas que queiram saber um pouco mais sobre a ancestralidade da região central do Brasil a participarem do evento. O valor sugerido como contribuição para o evento é de 20 reais -- não é obrigatório pagar, o dinheiro arrecadado será utilizado para custear a alimentação e a confecção dos certificados. A inscrição poderá ser feita na Flora Medicinal, no térreo da FUNAI, ou na Biblioteca Central da UnB com o Rafael. Confira a programação completa do evento clicando em: http://santuariodospajes.naxanta.org/index.php?n=Noticias.IJornadaTribalDeArqueologiaDoPlanaltoEDoCerrado.

A Comunidade da Reserva Indígena Pluriétinica do Bananal, ameaçada pela especulação imobiliário-financeira do Governo do Distrito Federal, segue sua luta em defesa da última área de vegetação nativa do plano piloto. A luta é também em prol dos mananciais hídricos da região -- onde a TERRACAP (Companhia Imobiliária de Brasília) quer construir um bairro com a primeira etapa prevista para 40 mil pessoas da classe A (chegando a mais de 120 mil com a segunda etapa do projeto) -- e em defesa da diversidade cultural e sócio-ambiental na capital do Brasil.

Um comentário:

Anarcopunk. disse...

Pena que não deu pra eu ir, tava muito cansado, :<...