14 setembro 2009

Ladyfest


Em um fim de semana com ventos de mudança e de verdadeira liberdade de expressão, que foram compensados com o ar que respiramos todos os dias neste país, nesta realidade, ar contaminado pela autoridade e a desigualdade, foi realizado um dos festivais mais transgressores já feitos no país.

Em 15 e 16 de agosto na cidade de Bogotá, foi dada carta branca para a segunda versão do Ladyfest nesta cidade, com mulheres e homens de várias partes do país, com diferentes vidas e diferentes modos de pensar, mas com uma idéia comum, a idéia de libertar as mulheres dos grilhões que diariamente a amarram, acabar com a competição e com essa violência entre gêneros humanos, e pela reconstrução das relações entre mulheres e homens.

Foi um festival cheio de expressões da cultura e da contracultura, de discussões e afinidades, onde vozes femininas e masculinas foram ouvidas em vários tons e num sentimento único, foi um encontro entre os e as responsáveis dessa cultura patriarcal e desse atuar machista que dominaram o mundo por muitos anos, o desenraizamento dos nossos contextos e das nossas vidas.

Compartindo, debatendo, criando, recriando, transformando, confrontando e reafirmando se desenvolveu estes dois dias, agindo e interagindo, sendo conseqüentes com o sentimento de liberdade e anti-sexista, demonstrando que estamos criando a mudança, como foi demonstrado no ano passado no primeiro Ladyfest da Colômbia, bem como foi demonstrado neste ano, em março, no Ladyfest em Barranquilla. Com temáticas diversas, com diferentes pontos de vista e comuns, eles e elas falaram, ouviram, dançaram, cantaram, pensaram e refletiram.

Também neste espaço foram ouvidos diferentes sons de protesto e resistência, foi vista a arte de meninas que criticaram àquelas mulheres que permitem e colaboram com a submissão do gênero feminino, artes que convidavam as meninas e meninos para redefinir suas identidades e a definir posições em relação a situações que diariamente vivemos. Palestras sobre mulheres e política, as mulheres nas prisões, o feminismo, erotismo, gênero, patriarcalismo, breakdance, música, fotografia, desenho, a estação muak, performance das mulheres frívolas, a moralidade na sexualidade, escutando o programa de rádio anarquia para amantes, as horas se passavam, fomos enchendo os corações de belos sentimentos de luta, união, de estilo riot grrrl, de rebeldia e de solidariedade.

Foi definitivamente uma grande experiência para todas e para todos, somos imensamente gratos a todas e todos compitas que nos ajudaram e que participaram ativamente nesta jornada, com energia, com o amor que todas e todos nos regalaram, a todas e todos que viajaram de outros lugares para ir para o festival, as bandas, as palestras, as artes, aos compas de Manizales, aos compas de Cali, aos compas de Medallo, a compa de Barranquilla, ao compa da Venezuela e aos compas de Bogotá! Ao público em geral e, especialmente, o movimento Riot Grrrl que nos dá todas essas vitaminas para criar e realizar estes eventos tão gratificantes.

Seguimos Existindo e Resistindo!

ReXiste Riot Grrrl

http://rexisteriotgrrrl.blogspot.com/

http://www.myspace.com/grrrlzcolombia

rexiste@riotgrrrl.co.uk

Nenhum comentário: